PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: ENFERMAGEM SÉRIE: 04
DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA EM ENFERMAGEM    
 

Aulas Teóricas: 152

A) EMENTA
Habilidades necessárias ao desenvolvimento de pesquisa científica com base na utilização de literatura científica e conhecimento dos principais delineamentos de estudos em saúde. Utilização de bases de dados eletrônicas, bases de dados de teses e dissertações.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Elaborar questões de pesquisa com base na identificação de problemas na área da enfermagem.
Conhecer as estratégias de busca da literatura, diferenciar os tipos de produções presentes das bases de dados.
Utilizar o método científico para elaborar e desenvolver a pesquisa científica seja na abordagem qualitativa ou quantitativa.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
Métodos de Estudo.
A organização da vida de estudos no ambiente universitário;
Leitura Trabalhada, Técnica, Racional e Científica;
Elaboração de Resumos, resenhas e fichamentos de textos;
Análise Textual, Temática e Interpretativa;
A Redação e a linguagem Científica.
Diretrizes Éticas da Pesquisa Científica
O desenvolvimento dos Procedimentos Metodológicos: O processo de instrumentalização
Técnicas de Citações no Corpo dos Trabalhos Acadêmicos; Citações Textuais; Conceituais e Notas de Rodapé;
Normas da ABNT;
Elaboração de Artigos Científicos;
Pesquisa científica: utilização das bases de dados digitais de artigos, dissertações e teses;
elaboração de estratégias de busca, seleção e refinamento da busca;
Leitura científica: fichamento de textos;
Elaboração de Resumos;
Elaboração de Resenhas;
A elaboração do Projeto de Pesquisa;
Etapas do Projeto de Pesquisa: Escolha do Tema; Objetivos; Justificativas; Questão Problema; Hipótese; Procedimentos Metodológicos; Referências.


D) ATIVIDADES DISCENTES
Os estudantes deverão realizar Trabalhos Práticos de busca e fichamento de artigos científicos em saúde. Elaboração do projeto de pesquisa


E) ATIVIDADES PRÁTICAS
Os estudantes deverão elaborar um projeto de pesquisa que poderá ser desenvolvido posteriormente como seu Trabalho de Conclusão de Curso, aplicando os conhecimentos adquiridos nas atividades teórico-práticas.


F) AVALIAÇÃO
Os estudantes serão avaliados segundo sua participação nas atividades práticas, Elaboração e apresentação do projeto de pesquisa, além da sua participação nas atividades propostas intra e extra-aula, interesse, e evolução do conhecimento.
Resolução de atividades escritas, provas escritas.


G) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ANDRADE, Maria Margarida. Introdução à metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1998.
CARVALHO, Maria C. M. de (Org.). Construindo o saber. Campinas: Papirus, 1989.
CERVO, Amado L. Metodologia Científica. 5 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1985.
LAKATOS, Eva Maria & MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Ed. Atlas, 1995.
LOBIONDO-WOOD, Geri e HABER, Judith. Pesquisa em Enfermagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em Saúde. São Paulo: Hucitec, 2007.
POLIT, Denise F.; BECK, Cheryl Tatano; HUNGLER, Bernadette P. Fundamentos da Pesquisa em Enfermagem: métodos, avaliação e utilização. Porto Alegre: Artmed, 2004.
POPPER, Karl. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 1993.
RUIZ, João Álvaro. Metodologia Científica - guia para eficiência nos estudos. São Paulo: Atlas, 1996.
SALOMON, Délcio Vieira. Como fazer uma monografia. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
SEVERINO, Antonio J. Metodologia do trabalho científico. 22 ed. São Paulo: Ed. Cortez, 2002.