Aulas Teóricas: 74
A) EMENTA
Desenvolvimento e evolução histórica do pensamento econômico. Delimitar o campo de atuação da Economia. Despertar a preocupação com a microeconomia, discutindo seus conceitos, e analisando, oferta / demanda, bem como, as estruturas de mercado. Apresentação dos conceitos e noções básicas de um sistema econômico e seu funcionamento. Conceituar e posicionar a microeconomia num conceito global.
B) OBJETIVO GERAL
Estimular o raciocínio, com base na Ciência Econômica, em função de circunstâncias econômicas, em nível microeconômico, preparando o aluno para raciocinar com conceitos de empresas locais e globais, bem como, gerar familiaridade com termos técnicos, criando interação entre a disciplina e o curso, buscando possibilitar alternativas de aplicação profissional no campo da administração empresarial e ainda preparar os alunos para a disciplina de Macroeconomia.
C) CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (BASES TECNOLÓGICAS)
1. A ciência Econômica
1.1. Conceitos básicos
1.2. Elementos chaves da atividade econômica
1.3. Inter-relações da economia
1.4. Classificação usual da economia
2. Aspectos gerais e básicos da evolução do pensamento econômico - Sinopse
2.1. Principais escolas do pensamento econômico
3. O Sistema Econômico
3.1. Definição e suas funções básicas
3.2. Modelo simplificado
4. Teoria Microeconômica
4.1. Noções básicas
4.1.1. Formação de preços
4.1.2. O papel dos mercados
4.1.3. A oferta e a demanda
4.1.4. O equilíbrio do mercado
4.1.5. O conceito de elasticidade e suas aplicações
4.2. Teoria da Produção
4.2.1. Conceitos gerais
4.2.2. Produto físico total, marginal e médio
4.2.3. Receitas e produtividade
4.3. Custos Econômicos
4.3.1. Conceitos gerais
4.3.2. Custos no curto e longo prazos
4.3.3. Custo total, custos médios e custo marginal
4.4. Mercados sob concorrência não perfeita
4.4.1. Conceitos básicos
4.4.2. Monopólios, oligopólios e concorrência monopolística
4.4.3. O equilíbrio de mercado em concorrência não perfeita
4.5. A Questão Salarial
4.5.1. Teoria do comportamento do consumidor
4.5.2. Em mercados perfeitos
4.5.3. Em mercados não perfeitos
4.6. Posicionamento Global
4.6.1. Situação das empresas em nível regional e global.
5. A questão da análise microeconômica frente aos princípios éticos profissionais e sociais.
D) ATIVIDADES DISCENTES
Aulas expositivas, debates, exercícios em sala de aula, participação nas aulas, seminários, exercícios extraclasse, jogos de empresas e estudos de casos.
E) AVALIAÇÃO
O(a) aluno(a) será avaliado(a), no mínimo, na forma de:
1. Duas provas escritas, individuais por semestre, sendo que a primeira vale de zero a 3.0 e a segunda de zero a quatro que serão somadas a uma terceira nota resultante de exercícios/jogos de empresa, valendo de zero a três. A somatória das três notas será considerada a nota final do semestre letivo.
F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
MANUAL DE ECONOMIA - Equipe de professores da USP. Organizadores: PINHO, Diva Benevides; VASCONCELOS, Marco Antônio Sandoval de; TONETO JUNIOR, Rudinei. Editora Saraiva. São Paulo. 6ª Edição. 2011.
LEFTWICH, R. H. O Sistema de Preços e a Alocação de Recursos. Editora Pioneira. São Paulo. 1994.
VASCONCELLOS, Marco Antônio Sandoval de. Economia: Micro e Macro. Editora Atlas. São Paulo. 2002.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CABRAL, Arnoldo Souza. Microeconomia: uma visão integrada para empreendedores. São Paulo: Saraiva, 2008.
EQUIPE DE PROFESSORES DA USP. Manual de Economia. Editora Saraiva, 2002.
MISES, Ludwig Von. O Livre Mercado e seus Inimigos. Editora Vide Editorial, 2017.
PIERRE, André Julien. Empreendedorismo Regional e a Economia do Conhecimento. São Paulo: Saraiva, 2010.
WESSELS, Walter J. Microeconomia: Teoria e Aplicações. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
SAMUELSON, P. A. Introdução à Análise Econômica. Ed. Agir, 2001.