Aulas Teóricas: 74
A) EMENTA
O surgimento da sociologia; os fundamentos da sociologia; sociologia aplicada à administração; o público e o privado; o Estado e a empresa; desenvolvimento tecnológico; burocracia; emprego e qualificação.
B) OBJETIVO GERAL
Com base na sociologia aplicada, no curso serão abordados os elementos que possibilitem ao futuro profissional, interpretar e atuar no âmbito das organizações.
C) CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Sociedade e Administração
1.1. Introdução à Sociologia da Administração
1.2. O que é Sociologia
1.3. Sociologia e Administração
1.4. Espaço público e espaço privado
1.5. Estado, empresa, sociedade e indivíduo
2. Fundamentos da Sociologia sob a ótica da Administração
2.1. O capitalismo
2.2. O fenômeno da globalização
2.3. Sociedade e liderança
3. Desenvolvimento social e novas tecnologias
3.1. O processo de modernização da Administração
3.2. A informatização das estruturas produtivas
3.3. A sociedade da informação no século XXI
3,4. Sociedade e Tecnologia da Informação
3.5. A exclusão digital
4. Trabalho e Sociedade
4.1. Capitalismo e trabalho
4.2. Divisão social do trabalho e fragmentação gerencial do trabalho
4.3. Qualificação profissional e controle do trabalho
5. Burocracia
5.1. A organização burocrática
D) ATIVIDADES DISCENTES
Aulas expositivas, participação nas aulas, resenhas, seminários, relatórios, atividades em grupo
E) AVALIAÇÃO
Provas escritas, resenhas, seminários, relatórios, participação nas aulas, atividades em grupo e entrevistas.
F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ANDERSON, Chris. Free: grátis. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
BERNARDES, Cyro e MARCONDES, Reynaldo. Sociologia da Administração. São Paulo: Saraiva, 2009.
CORTELLA, Mário Sérgio. Não nascemos prontos. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CARR, Nicholas. A Grande Mudança. São Paulo: Landscape, 2008.
CASTRO, Celso Antonio Pinheiro de. Sociologia aplicada à Administração. São Paulo: Atlas, 2009.
GLADWELL, Malcolm. O ponto da Virada. Rio de Janeiro: Sextante, 2009.
GLADWELL, Malcolm. Fora de série. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.
PRICE, David A. A Magia da Pixar. Rio de Janeiro: Campus 2009.
RIBEIRO, Julio. Fazer acontecer.com.br. Saraiva, 2009.