Aulas Teóricas: 148
A) EMENTA
Definição e identificação dos propósitos do planejamento; Desenvolvimento dos tipos comuns de planos; Aquisição de habilidades gerenciais para lidar com o elemento humano; Discussão dos passos envolvidos no processo de planejamento estratégico; Dimensão dos objetivos da empresa; a necessidade de identificação de uma missão ou propósito para as organizações e o relacionamento entre objetivo/missão e propósito bem como a visão de negócio (estreita e ampliada); as vantagens de se planejar estrategicamente e para o futuro.
B) OBJETIVO GERAL
Fornecer aos alunos as noções sobre a área de Planejamento, no que diz respeito, principalmente, aos seus aspectos gerenciais como suporte a tomada de decisões dentro de uma organização empresarial
C) CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. O que é planejamento estratégico?
1.1. O desenvolvimento histórico
1.2. Quem deveria participar
1.2.1.Conceitos de Planejamento Estratégico
1.2.2. Níveis de planejamento
2. Por que fazer planejamento estratégico?
2.1. As condições iniciais para formulação
2.1.1. O compromisso da alta Gestão
2.1.2 Valor do Planejamento Estratégico
2.1.3 Missão
2.1.4 Visão
3. Estratégias Empresariais
3.1. Importância da Estratégia
3.2. Alguns tipos de Estratégias
4. Análise do macroambiente
4.1. Procedimentos na análise do Macroambiente
4.2. Sistemas e métodos de Análise do Macroambiente
5. Análise do Microambiente
5.1. Análise das variáveis microambientais
5.2. Como as empresas podem se beneficiar ao máximo com o Planejamento Estratégico.
6. A formulação e implantação do Planejamento Estratégico
6.1. A definição do âmbito de atuação, missão ou macroobjetivos
6.2. A formulação da missão ou dos macroobjetivos
D) ATIVIDADES DISCENTES
1. Aulas Expositivas
2. Exercícios práticos
3. Estudos de Casos
4. Seminários e outros
E) AVALIAÇÃO
1. Exercícios práticos em sala de aula.
2. Trabalhos, de preferência multidisciplinares
3. Exercícios
4. Provas escritas individuais ou em duplas.
F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CERTO, Samuel C.; PETER, J. Paul. Administração Estratégia. 3 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010.
CESAR, Ana Maria Roux. Administração Estratégica: Planejamento e Implementação Estratégica. Pearson Education do Brasil, 2010.
COSTA, Clovis Correa. Estratégia de Negócios. Saraiva, 2009.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
MORITZ, Gilberto de Oliveira. Planejamento por Cenários Prospectivos: Referencial Metodológico Baseado em Casos para Aplicação Pratica nas Organizações. São Paulo: Atlas, 2012.
NEVES, Hamilton da Rocha. Planejamento e Gestão Estratégica. Rio de Janeiro: FGV, 2012.