PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS SÉRIE: 03
DISCIPLINA: ANÁLISE DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
Estudam os custos, preços e lucro gerenciais com o intuito de aplicá-los para fornecer informações úteis para a administração, contempla as análises de desempenho por intermédio da verificação e gestão dos padrões de custos orçados x custos realizados e de indicadores (Margem de Contribuição, Ponto de Equilíbrio)


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Propiciar aos discentes conhecimentos refinados na interpretação e analise dos custos empresariais, interpolando os métodos, no intuito de minimizar os erros na formação do preço de venda, no intuito de identificar os resultados com a máxima precisão e confiabilidade possível, fornecendo uma ferramenta imprescindível para a administração da empresa, visando o crescimento empresarial e contribuindo acentuadamente no desenvolvimento da sociedade.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1 - Introdução a Analise de Custos
1.1 - Análise Comparativa sistemas Absorção e Variável.
1.2 -Analise Custo, Volume e Lucros.

2 - Custos de Salários
2.1 Análise da Folha de Pagamento
2.2 Encargos Sociais sobre salários

3 - Análise dos impactos dos Custos Tributários.
3.1 Custos tributário federal;
3.2 Custos tributário estadual;
3.3 Custo Tributário municipal;

4 - Analise e detalhes na formação do preço de venda
4.1 Impactos resultados da analise dos preços de venda
4.2 Fatores que interferem na formação do preço de venda
4.3 Método Mark-up na formação de venda
4.4 Lucro da Operação
4.5 Margem de Lucro embutida nos preços
4.6 Análise do resultado e do mix de venda.

5 - Análise de Desempenho Financeiro e Econômico e seus impactos nos custos empresariais
5.1 Objetivo do relatório de desempenho
5.2 Fluxo e ciclo da decisão
5.3 Detalhes do custo marginal por produto
5.4 Detalhes do custo estrutural fixo


D) ATIVIDADES DISCENTES
Aulas expositivas com utilização de equipamentos eletrônicos ( Projetores, Computadores, Tablets e etc.;
D2 )Trabalhos em classe, e extraclasse dirigidos a constante atualização na busca de informações clássicas e atuais;
D3) Correção de Exercícios e Revisão de Conteúdos ministrados em sala de aula.
D4) Aplicação e uso de materiais necessários para o desenvolvimento do conteúdo proposto;


E) AVALIAÇÃO
E1) Avaliações Parciais em Individuais e em Grupos;
E2) Avaliação Oficial, conforme agenda regimentar da instituição;
E3) Recuperação dos discentes que não atingirem a nota mínima estipulada pela instituição, conforme agenda regimentar da instituição.


F) BIBLIOGRAFIA BASICA
MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. 12 ed. São Paulo: Atlas, 2018.
José, SANTOS, J. Manual de Contabilidade e Análise de Custos, 7ª edição. Disponível em: Minha Biblioteca, Grupo GEN, 2017.
de, Iudícibus,, S. e Mello, Gilmar Ribeiro de. Análise de custos : uma abordagem quantitativa. Disponível em: Minha Biblioteca, Grupo GEN, 2013.
Wernke, Rodney. Análise de custos e preço de venda 2ED. Disponível em: Minha Biblioteca, (2nd edição). Editora Saraiva, 2018.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
IUDICIBUS, Sérgio de. Contabilidade Gerencial. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2015.
MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. 12 ed. São Paulo: Atlas, 2018.
PADOVEZE, Clóvis Luís. Contabilidade Gerencial: Um enfoque em sistema de informação contábil. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2010.
SHANK, John K. Gestão Estratégica de Custos: a nova ferramenta para a vantagem competitiva. São Paulo: Campus, 1995.
CREPALDI, Silvio Aparecido. Contabilidade Gerencial: Teoria e Prática. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2017.
JOHNSON, Thomas H. Contabilidade Gerencial: a restauração da relevância da contabilidade nas empresas. São Paulo: Campus, 1993.