PLANO DE CURSO  
ANO: 2022
 
CURSO: BACHARELADO EM QUÍMICA INDUSTRIAL E LICENCIATURA EM QUÍMICA SÉRIE: 03
DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO DE QUÍMICA I    
 

Aulas Teóricas: 50

Aulas Práticas: 30

A) EMENTA
Base Nacional Comum Curricular para o Ensino de Ciências da Natureza: análise crítica e proposição de projetos de trabalho. A prática do ensino de Química e interdisciplinaridade. Orientações para a prática do ensino de química. Seleção de conteúdos. Elaboração de plano de aula.

PCC (36 h/a) - Elaboração e execução de curso experimental de química para os alunos do ensino fundamental.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
1. Analisar os parâmetros nacionais no ensino de química
2. Refletir sobre ensino/aprendizagem em química


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1. Revisão da BNCC e discussão sobre o novo ensino médio. PCC: Levantamento das competências gerais da BNCC. Apresentação e discussão.

2.Principais teorias de ensino de química
PCC: levantamento de artigos e construção de roteiros para realização das práticas experimentais

3.A interdisciplinaridade, a inclusão e a ética do professor.

4.Apresentação de aula teórico/prático
PCC: apresentação dos roteiros
PCC: apresentação das praticas experimentais para alunos do ensino médio.


D) ATIVIDADES DISCENTES
1.Estudo de casos
2.Apresentação de aulas teórico/prática


E) AVALIAÇÃO
Avaliação teórico/prático


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CARVALHO, A. M. P. de (Org.), Ensino de Ciências por Investigação, São Paulo: Cengage Learning, 2013. (Biblioteca Virtual - Minha Biblioteca)
CARVALHO, A. M. P. de, Formação de Professores de Ciências: tendências e Inovações, 10ª ed., São Paulo: Cortez, 2011.
BARREIRO, I. M. F. Prática de Ensino e Estágio Supervisionado na Formação de Professores. Campinas: AVERCAMP, 2006.
MALDANER, O. A.; ZANON, L. B. Fundamentos e Propostas de Ensino de Química para a Educação Básica no Brasil, Editora: INIJUI, 2020 (Biblioteca Virtual - Minha Biblioteca).
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf.
SÃO PAULO. Conselho Estadual de Educação - CEE/SP. Currículo do Estado de São Paulo. Deliberação CEE N° 169/2019. Disponível em: http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/RESOLU%C3%87%C3%83O,%20DE%206-8-2019.HTM?Time=13/07/2020%2020:57:30



BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
MOTA, C. J. A.; ROSENBACH Jr., N.; PINTO, B. P. Química no Cotidiano: Química e Energia: Transformando Moléculas em Desenvolvimento, v. 2. São Paulo: Soc. Bras. de Quimica, 2010.
Revista Química nova na escola. ISSN nº 0104-8899 - Sociedade Brasileira de Química IQ_USP.
ZÓBOLI, G. B. Práticas de Ensino: subsídios para a atividade docente, 11ª ed., São Paulo: Ática, 2004.