PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO SÉRIE: 02
DISCIPLINA: TOPOGRAFIA APLICADA À ARQUITETURA    
 

Aulas Teóricas: 18

Aulas Práticas: 18

A) EMENTA
Conhecimento da topografia a partir dos recursos da "aerofotogrametria", topologia e fotointerpretação. Meios de representação bidimensional e tridimensional. Sistemas de medição. A modelagem do terreno. A representação do relevo. Tecnologias e os recursos atuais para levantamento de campo. Coleta de dados em campo, modelos e desenhos tridimensionais. Conceitos. Representação do relevo do solo. Corte, Aterro e talude. Plano cotado. Curva de nível. representação em plana e corte de terrenos. Declividade. Mapeamento. Métodos de levantamento topográfico. Métodos de cálculo de área.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Proporcionar aos alunos conhecimentos necessários acerca de interpretações de projetos para auxiliar na construção e conhecimentos a cerca de levantamentos de dados em campo contemplando toda a superfície terrestres, capacitando-os solucionar possíveis problemas práticos relacionados a topografia do local. Proporcionar aos alunos conhecimentos e uso de diversos aparelhos de medição e técnicas de medição (direta e indireta) e orientar os alunos a trabalharem sempre com os instrumentos mais adequados de acordo com o trabalho a ser realizado. Avaliar o grau de precisão necessário nos trabalhos topográficos para os fins específicos da construção e a viabilidade de aplicação de novas tecnologias da topografia nas obras.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
Topografia: definição, objetivos, divisões e unidades usuais.
Direção e Ângulo
Sistemas de medição: distâncias e altimetria
Representação, modelagem do relevo do solo e curvas de nível
Tecnologias e os recursos atuais para levantamento de campo: instrumentos e métodos de levantamento topográfico
Sistemas de Projeção e Sistema de Posicionamento Global ? GNSS
Uso do GPS de Navegação e Mapeamento - TEÓRICO E PRÁTICO
Terraplenagem: corte, aterro e talude.
Representação em plana e corte de terrenos
Cálculo de corte e aterro
Elaboração de croqui - prática
Medição de distâncias horizontais com trena de fita e trena a laser. - prática
Locação de obra - teoria e prática.
Topografia com Drones: "aerofotogrametria" e fotointerpretação


D) ATIVIDADES DISCENTES
Todo o conteúdo teórico a ser estudado durante o curso terá como fim atividades práticas para fixação do tema apresentado.


E) AVALIAÇÃO
Participação, frequência e pontualidade nas aulas e na entrega das tarefas solicitadas ao longo da disciplina. O conceito será aplicado em formas de avaliações teóricas e exercícios práticos.
Atividades a serem desenvolvidas: exercícios práticos, memórias de aula e provas teóricas que avaliarão o conhecimento teórico.


F)BIBIOGRAFIA BÁSICA
BOTELHO, Manoel Henrique Campos; FRANCISCHI JR, Jarbas Prado de; PAULA, Lírio Silva de. ABC da Topografia Para Tecnólogos, Arquitetos e Engenheiros. São Paulo: Editora Luche, 2018.
TULER, Marcelo. Manual de práticas de topografia. Porto Alegre, RS: Bookman, 2017.
GONÇALVES, José Alberto; MADEIRA, Sérgio; SOUSA, J. João. Topografia: conceitos e aplicações. 3. ed. atual. e aum. Lisboa: Lidel, 2016.
IDOETA, Irineu. Tópos: topografia aplicada à arquitetura. Campinas: 2004.
DAIBERT, João Dalton. Topografia: técnicas e práticas de campo. 2. ed. São Paulo: Érica, 2014. Disponível na biblioteca virtual - Minha Biblioteca.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ARRAIS, Tadeu Alencar. Seis modos de ver a cidade. Goiânia: Cânone Editorial, 2017.
GONÇALVES, José Alberto; MADEIRA, Sérgio; SOUSA, João. Topografia: exercícios e tratamento de erros. Lisboa: Editora Lidel, 2015.
BORGES, Alberto de Campos. Topografia. Volume 2. São Paulo: Editora Blucher, 2018.
DAVIS, Willian; MCCORMAC, Jack; SARASUA, Wayne. Topografia. 6ª Edição. Editora LTC, 2016.
CASACA, João Martins; MATOS, João Luís de; DIAS, José Miguel Baio. Topografia geral. 4. ed. atual. e aum. Rio de Janeiro: LTC, 2013.