PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA SÉRIE: 01
DISCIPLINA: HISTÓRIA DAS ARTES E CULTURA AUDIOVISUAL    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
Compreensão, apreciação e interpretação das manifestações artísticas por meio da contextualização de obras, autores e movimentos. Processos de criação e atualização das Artes no âmbito da Comunicação Social. Cultura audiovisual e a atividade em Publicidade. Movimentos ligados à Comunicação Social.


B) OBJETIVOS/COMPETÊNCIAS
Elementos fundamentais na leitura de imagens e demais manifestações artísticas. Refletir sobre a Arte e suas relações com a Publicidade e Propaganda


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1. Introdução à Arte
2. As manifestações artísticas
3. O Cinema
4. A Fotografia
5. O Modernismo
6. O Modernismo no Brasil
7. Os Quadrinhos como Arte
8. A música


D) ATIVIDADES DISCENTES
participação nas aulas. Atividades escritas. Realização de exercícios.


E) AVALIAÇÃO
prova escrita, seminários e realização de exercícios


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BAUMGART, Fritz. Breve História da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
GAY, Peter. Modernismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
GOMBRICH, Ernst. A História da Arte. São Paulo: LTC, 2000.
PEDROSA, Mário. Política das Artes. São Paulo: EDUSP, 2001.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna. São Paulo: Companhia da Letras, 1992.
BORGES, Maria Eliza Linhares. História e Fotografia. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
HAUSER, Arnold. História social da arte e da literatura. São Paulo: Martins Fontes,1998.
JANSON, H. W. História geral da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
MARTIN, B. Homens difíceis: os bastidores do processo criativo de Breaking Bad,
Família Soprano, Mad Men e outras séries revolucionárias. São Paulo: Aleph, 2014.