PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA SÉRIE: 01
DISCIPLINA: REDAÇÃO E EXPRESSÃO ORAL I    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
Teoria e prática da leitura de textos variados, sobretudo os atrelados ao gênero publicitário. Teoria e prática do texto não verbal: as funções da imagem e a concepção semiótica de texto. Teoria e prática de redação criativa e crítica: descrição, narração e dissertação. Elementos da produção textual: persuasão, clareza, eficácia, objetividade,
subjetividade, coesão e coerência. Fundamentos de expressão oral.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Preparar o futuro publicitário para a análise e atuação no contexto social, objetivando o desenvolvimento crítico e a criatividade.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
- Conceito de texto: vozes textuais.
- Inferências do texto.
- Vozes marcadas: os tipos de discurso.
- Texto verbal e não verbal.
- Intertextualidade.
- Organização fundamental do texto.
- Temas e figuras textuais: encadeamento e combinação.
- Figuratividade e variação linguística.
- Polissemia textual.
- Texto narrativo: peculiaridades.
- Revisão gramatical: morfossintaxe do português.
- Argumentação.
- Coesão e coerência textuais.


D) ATIVIDADES DISCENTES
1. Pesquisas bibliográficas.
2. Exercícios sobre linguagem.
3. Resumos, fichamentos e resenhas.
4. Apresentação de seminários.
5. Organização de atividades de comunicação: individual e em grupos.
6. Exposições orais, individualmente e em grupo.
7. Projetos de análise e produção de textos teóricos acerca da publicidade.
8. Projetos de análise e produção de textos publicitário.


E) AVALIAÇÃO
Entende-se a avaliação como um processo contínuo e concomitante à aprendizagem. Trata-se, além de diagnosticar lacunas no ato de aprender e ensinar, de possibilitar a percepção do aluno sobre si mesmo, ou seja, como ele aprende e pode melhorar sempre.


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 49 ed. São Paulo: Cia. Nacional, 2020.
CITELLI, Adilson. Linguagem e Persuasão. 16ª ed. São Paulo: Ática, 2004.
FIORIN, José Luis e SAVIOLI, Platão. Para Entender o Texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 1996.
MOROZ, Raphael; BARREIROS, Tomás Eon. Expressão oral: um guia para você se comunicar bem em diferentes contextos. Curitiba: Intersaberes, 2020.
SANTAELLA, Lúcia. O que é semiótica. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1968.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2010.
KOCH, Ingedore Villaça; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência textual. 17. ed. São Paulo: Contexto, 2008.
KOCH, Ingedore Villaça; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coesão textual. 21. ed. São Paulo: Contexto, 2009.
SANDMAN, Antonio José. A linguagem da propaganda. São Paulo: Contexto, 1993.