PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA SÉRIE: 02
DISCIPLINA: ANÁLISE, PLANEJAMENTO MERCAD. E ESTRATÉGICO EM MARKETING I    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
Fundamentos do marketing contemporâneo. Exame do cenário mercadológico. Tipos de marketing e análise de estratégias empregadas no planejamento e ação estratégica.
Métodos de diagnóstico, análise e planejamento mercadológico.

B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
- Desenvolver habilidades de prospecção, avaliação e negociação dos processos publicitários e comunicacionais;
- Prospectar e avaliar ambientes e cenários internos e externos da publicidade e da comunicação;
- Produzir, executar e avaliar planos, programas, campanhas, processos, produtos e projetos de publicidade e propaganda conectados as demandas da sociedade e do sistema produtivo;
- Empregar técnicas e instrumentos adequados ao desenvolvimento de atividades especificas aos propósitos sociais, mercadológicos e culturais, ao produzir, executar e
avaliar produtos e serviços corporativos, institucionais, promocionais, entre outras expressões da Publicidade e Propaganda.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1 - Evolução do Marketing
2 - Conceitos Centrais de Marketing
3 - Análise Macroambiental;
4 - Análise Microambiental;
5 - Estratégias Mercadológicas;
6 - Mix de Marketing;
7 - Estruturas de Planejamento de Marketing;
8 - Tendências do Marketing.


D) ATIVIDADES DISCENTES
- Aulas expositivas;
- Apresentação de projetos;
- Análise de Ambiente;
- Aplicação de avaliativa;
- Visita Técnica.

E) AVALIAÇÃO
- Trabalhos técnicos;
- Provas;
- Atividades práticas.

F)BIBLIOGRAFIA BÁSICA
KOTLER, Philip. Administração de marketing. 15º ed. São Paulo: Pearson Universidade, 2019.
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 5.0: tecnologia para a humanidade. São Paulo: Sextante, 2021.
MARQUES, Vasco. Marketing Digital de A a Z. Braga: Digital, 2019.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CHURCHILL, Gilbert, PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2000.
CÔRREA, Roberto. Comunicação integrada de marketing: uma visão global. 1ºed. São Paulo: Saraiva, 2006.
KOTLER, Philip. Princípios de marketing. 7ª edição. São Paulo: Prentice Hall do Brasil, 1998.