PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA SÉRIE: 02
DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA E DIVERSIDADE ÉTNICA E CULTURAL NO BRASIL    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
Aspectos gerais da formação econômica do Brasil e do Estado de São Paulo. Diversidade étnica e cultural no Brasil. Fluxos migratórios atuais no Brasil. Relações entre a economia global e o cenário da comunicação nacional. Expressões socioeconômicas e políticas do âmbito regional e local, em relação com fenômenos da comunicação.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
- Conectar-se aos consumidores, stakeholders e, de modo mais amplo, a sociedade;
- Agir para o desenvolvimento humano e pessoal, a partir de valores e atitudes profissionais fundadas na criatividade, na equidade e na diversidade;
- Respeitar a diversidade e promover a equidade social no planejamento e execucao de processos e produtos em publicidade e propaganda;


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
Relevância do estudo de antropologia na Comunicação Social; Principais pensadores e Escolas da Antropologia;
Aspectos do desenvolvimento histórico da Antropologia. Antropologia como filosofia da cultura;
Antropologia social. Os múltiplos sentidos e noções da cultura e seus rituais, crenças e
imaginários;
O método comparativo e o relativismo cultural. Etnografia;
O pensar antropológico sobre o Brasil;
Relações étnico-raciais no Brasil;
Cultura, diversidade e Cultura Afro-Brasileira e Africana;
Temas contemporâneos de antropologia cultural.


D) ATIVIDADES DISCENTES
1. Leitura de textos
2. Pesquisas e elaboração de textos a partir de temas propostos
3. Participação em atividades extracurriculares e outros correlatos à disciplina.


E) AVALIAÇÃO
1. Provas escritas Dissertativas e objetivas
2. Seminários em grupos
3. Relatórios de leitura e de participação em eventos


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BRASIL. Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais.
Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2006.
FURTADO, Celso. Formação econômica do Brasil. São Paulo: Nacional, 2001.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
FREYRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala. São Paulo: Global Editora, 2005.
HOBSBAWN, Eric. A Era das Revoluções. 9ª edição. Trad. Maria Teresa Lopes Teixeira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
LEITE, Dante Moreira. O caráter Nacional Brasileiro. 5ª edição. São Paulo: Ática, 1992.