PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA SÉRIE: 02
DISCIPLINA: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
Teorias sobre comportamento do consumidor. Consumidor pessoal e organizacional. O processo de decisão de compra e a influência da publicidade. Fatores que influenciam o
comportamento do consumidor. Envolvimento e a experiência de compra do consumidor. Variáveis do comportamento do consumidor. Neurociência e Psicologia na compreensão do consumo. Técnicas de pesquisas sobre o comportamento do consumidor.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
. Mostrar aos alunos a importância de se conhecer o perfil do consumidor no Planejamento de Comunicação;
. Informar sobre os fatores que influenciam o Comportamento do Consumidor;
. Apresentar métodos de analisar o comportamento do consumidor.

C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1. Introdução sobre as Motivações e Decisões de Compra
1.2 Fatores Influenciadores
1.3 Processo de Tomada de Decisão
2. Teorias do Comportamento do Consumo
2.1 Teoria da Utilidade
2.2 Teoria do Comportamento do Consumidor Orientado por Objetivos
2.3 Teoria do Processamento de Informações
2.4 Teoria do Comportamento do Consumidor Baseado em Valores
2.5 Teoria da Personalidade do Consumidor
3. O Processo de Decisão de Compra e a Influência da Publicidade
3.1 Processo de Decisão de Compra
3.2 Reconhecimento do Problema
3.3 Busca por Informações
3.4 Avaliação de Alternativas
3.5 Decisão de Compra
3.6 Avaliação Pós-Compra
4. Fatores que Influenciam o Comportamento do Consumidor
4.1 Uma Análise dos Principais Elementos que Moldam as Decisões de Compra
4.2 Fatores Culturais
4.3 Fatores Sociais
4.4 Fatores Pessoais
4.5 Fatores Psicológicos
4.6 Fatores Econômicos
4.7 Fatores Tecnológicos
5. Envolvimento e a experiência de compra do consumidor.
5.1 Envolvimento do Consumidor
5.2 Tipos de Envolvimento
5.3 Componentes da Experiência de Compra
5.4 Personalização da Experiência
5.6 Experiência Multicanal
5.7 Avaliação Pós-Compra
6. Variáveis do comportamento do consumidor.
6.1 Demográficas
6.2 Psicográficas
6.3 Geográficas
6.4 Comportamentais
6.5 Culturais
7. Neurociência e Psicologia na compreensão do consumo.
7.1 Explorando as Contribuições da Neurociência e Psicologia para Entender as Decisões de Consumo
7.2 Neurociência do Consumo
7.3 Influência das Emoções
7.4 Tomada de Decisão Irracional
7.5 Neuromarketing
7.6 Personalização e Experiência do Consumidor
8. Técnicas de pesquisas sobre o comportamento do consumidor.
8.1 Explorando Métodos para Compreender as Preferências e Decisões de Compra dos Consumidores
8.2 Pesquisa de Mercado
8.3 Grupos de Focais
8.4 Entrevistas Individuais
8.5 Observação do Comportamento do Consumidor
8.6 Pesquisa de Comportamento Online


D) ATIVIDADES DISCENTES
. Aulas expositivas e audiovisuais;
. Casos para debates em sala de aula;
. Dinâmica de grupos;
. Aulas com projeções de vídeos técnicos;
. Aulas extraclasse/Biblioteca.


E) AVALIAÇÃO
. Avaliações Escritas;
. Trabalhos de pesquisa individual ou equipe;
. Apresentação de Seminários;
. Dinâmica em sala de aula.


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
LIMEIRA, T. M. V. Comportamento do consumidor brasileiro. São Paulo: Saraiva, 2008.
SAMARA, B. S., MORSCH, Marco Aurélio. Comportamento do Consumidor. São Paulo: Prentice Hall, 2005.
SCHIFFMAN, L. G.; KANUK, L. L. Comportamento do Consumidor. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
GIGLIO, E. M. O Comportamento do Consumidor. 4 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
LIMA, A. P. L.; REIS, L. B.; TREVISAN, N. M.; e outros. Comportamento do consumidor . Porto Alegre: Sagah, 2019. E-book. ISBN 9786581492144. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786581492144/. Acesso em: 29 jan. 2024.
LINDSTROM, M. A lógica do consumo: verdade e mentiras sobre por que compramos. Rio de Janeiro: HarperCollins Brasil, 2016.
MERLO, E. CERIBELI, H. Comportamento do Consumidor. São Paulo: LTC, 2014.
MOWEN, J. C. Comportamento do Consumidor. São Paulo: Prentice Hall, 2003
PINHEIRO, R. M. e outros. Comportamento do Consumidor e pesquisa de mercado. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.