PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA SÉRIE: 02
DISCIPLINA: EDIÇÃO DE VÍDEO    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
Técnicas de edição de vídeos por meio de softwares. Desenvolvimento, modelagem e animação de vinhetas, animação 2D e 3D. Videografismo, correções de áudio, cor, luz e criação de materiais. Elementos de pós-produção digital.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
A expressão artística traduzida pelos recursos técnicos em edição e pós-produção trafega por um caminho onde precedem etapas fundamentais durante as prospecções junto ao cliente como branding da marca com sua persona, orçamento, prazo de entrega, briefing, roteiro, pré-produção e produção.
Para os profissionais da comunicação como criativos, roteiristas, produtores, diretores, editores de imagens e pós-produtores, não basta o conhecimento operacional de cortes, transições, efeitos visuais, correções de cores e trilha sonora. A qualidade, assim como o diferencial técnico e criativo se conquistam com o domínio das ferramentas somado às linguagens conceituais de um roteiro técnico para contar histórias de maneira envolvente, cativante e eficiente.
É preciso compreender os princípios fundamentais da narrativa visual para criar imagens que emocionem, converta em retorno para o cliente e inspirem o público.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
- Em terras de tutoriais de edição e pós-produção, quem domina a linguagem audiovisual é rei.
- O que é a pós-produção no universo audiovisual?
- Etapas e funções da pós-produção audiovisual.
- Organização, construção e finalização da mensagem audiovisual.
- Fluxo de trabalho da pós-produção no audiovisual.
- O color grading e a finalização.
- Recursos e técnicas de edição e efeitos visuais.
- A relação entre edição, estética, narrativa e cultura.
- Tipos de edição: clássica e não clássica.
- Da modelagem em 3D à criação de texturas e iluminação: artistas com controle sobre o aspecto visual e a obra.
- A edição e a pós-produção como etapas finais de um projeto de execução: a história da marca, do produto ou do serviço é a protagonista do produto audiovisual.
- Softwares 2D e 3D para produções exclusivas reproduzindo digitalmente ambientes e personagens reais.
- A edição e a pós-produção como etapas finais de um projeto de execução: a história da marca, do produto ou do serviço é a protagonista do produto audiovisual.


D) ATIVIDADES DISCENTES
- Desconstrução de produtos audiovisuais transformando-os em roteiros técnicos.
- Analisar produtos audiovisuais antes (making of) e depois (after movie e produtos finais) do processo de edição e pós-produção estabelecendo princípios, etapas, ferramentas e técnicas utilizadas.
- Realizar seminários e produções práticas em grupo de acordo com o tema estudado durante os semestres.


E) AVALIAÇÃO
- Seminários em dupla ou grupos sobre todas as fases da produção audiovisual, do criefing à pós-produção
- Trabalhos práticos de gravação e edição de peças audiovisuais.


F) BIBIOGRAFIA BÁSICA
DANCYGER, Ken. Técnicas de edição para cinema e vídeo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
FAXINA, Elson. Edição de áudio e vídeo. Curitiba: Intersaberes, 2018.
MURCH, Walter. Num piscar de olhos: a edição de filmes sob a ótica de um mestre. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
AUMONT, Jaques et al. A estética do filme. 7 ed. Campinas: Papirus, 2020.
LUEHRSEN, Thomas. Criando Web Vídeo com Adobe Premiere. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2003.
MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. São Paulo: Dinalivros, 2005.