PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA SÉRIE: 02
DISCIPLINA: PLANEJAMENTO GRÁFICO I    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
Metodologia projetual e atuação profissional em Planejamento Gráfico. Ferramentas e softwares digitais de composição gráfica. Conceitos e abordagem de produtos e
campanhas em mídias gráficas. Práticas em planejamento e desenvolvimento gráfico aplicados à Comunicação Social.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Produzir e gerenciar conteúdos e processos publicitários e comunicacionais;
Apropriar-se dos recursos tecnológicos, estéticos e técnicos necessários aos processos e produtos em Publicidade e Propaganda;
Apresentar domínio dos fundamentos de múltiplas linguagens (verbais, audiovisual,
midiáticas, artísticas e digitais);
Aperfeiçoar o pensamento criativo e colaborativo, nos processos e produtos publicitários;
Planejar, executar e avaliar modelos, produtos e processos comunicacionais e publicitários sustentáveis e inovadores;
Empregar técnicas e instrumentos adequados ao desenvolvimento de atividades específicas aos propósitos sociais, mercadológicos e culturais, ao produzir, executar e avaliar produtos e serviços corporativos, institucionais, promocionais, entre outras expressões da Publicidade e Propaganda.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1- Execução e gestão de processos e produtos em Publicidade e Propaganda;
2- Produção e gerenciamento de conteúdos e processos publicitários e comunicacionais;
3- Planejamento de produtos e processos comunicacionais e publicitários sustentáveis e inovadores.


D) ATIVIDADES DISCENTES
Desenvolvimento do projeto em laboratório.


E) AVALIAÇÃO
Avaliação processual no desenvolvimento dos projetos práticos em laboratório.


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ANDRADE, Marcos Serafim de. Adobe Photoshop CC. São Paulo: SENAC, 2019.
FILHO, Clicio Barroso. Adobe Photoshop Lightroom: o guia completo para fotógrafos digitais, 2014.
KEESE, Alexandre. Tratamento e edição profissional de imagens. Camboriú: Editora Photos, 2011.
MATSUSHITA, Raquel. Fundamentos gráficos para um design consciente. São Paulo: Musa Editora, 2011.
BENITO, M.R.R. Branded Content and Entertainment in Advertising: a theoretical and empirical study of creative advertising practices. New York; London: Routledge, 2023.
CONSOLO, Cecilia. MARCAS: design estratégico. Do símbolo à gestão da identidade corporativa. [Digite o Local da Editora]: Editora Blucher, 2015. E-book. ISBN 9788521209423. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788521209423/. Acesso em: 26 jan. 2024.
FIGUEIRA NETO, A. O. Os novos cenários das comunicações e a ampliação da formação em publicidade: reflexões a partir da ECA/USP. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, ano 14, n. 27, p. 126-138, 2017. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/002919816. Acesso em: 20 jan. 2023.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
FONSECA, Joaquim da. Tipografia e design gráfico . [Digite o Local da Editora]: Grupo A, 2011. E-book. ISBN 9788577804177. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788577804177/. Acesso em: 26 jan. 2024.
HSUAN-AN, Tai. Design: Conceitos e Métodos. [Digite o Local da Editora]: Editora Blucher, 2017. E-book. ISBN 9788521210115. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788521210115/. Acesso em: 26 jan. 2024.