PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA SÉRIE: 02
DISCIPLINA: REDAÇÃO E EXPRESSÃO ORAL II    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
Texto e contexto. Desenvolvimento da linguagem verbal e não verbal. Gêneros textuais da esfera publicitária: teoria, análise e produção. Variedades linguísticas. Produção de
textos verbais e não-verbais. Teoria e prática da redação, com enfoque criativo, artístico e publicitário. Revisão: correção gramatical e copidesque. Técnicas de expressão oral e escrita para apresentação de peças ou campanhas publicitárias.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
- Apresentar dominio dos fundamentos de multiplas linguagens (verbais, audiovisual, midiaticas, artisticas e digitais);
- Aperfeicoar o pensamento criativo e colaborativo, nos processos e produtos publicitarios;
- Desenvolver o raciocinio logico, interpretativo e uma postura investigativa;
- Ampliar os repertorios tecnico, cultural, cientifico e tecnologico necessarios a pratica profissional, nos ambitos da Publicidade e Propaganda e da multidisciplinaridade.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1. Comunicação nas relações humanas
2. Comunicabilidade X sociabilidade
3. Comunicação e entusiasmo
4. Comunicação e função expressiva
5. Comunicação e poder: efetividade da comunicação na Empresa
6. Estrutura e funcionamento da comunicação
7. TIC - Tecnologia da Informação e da comunicação
8. Léxico e ideologia;
9. Estratégias discursivas da publicidade;
10. Estudo da oralidade textual do sujeito falante;
11. Elocução expressiva;
12. Expressão corporal;
13. Leitura em público;
14. Organização do texto: articulação de elementos temáticos;
15. Produção de textos científicos;
16. Montagem de textos orais.


D) ATIVIDADES DISCENTES
Aulas expositivas dos conteúdos fundamentais; exercícios de análises em grupo.


E) AVALIAÇÃO
Provas dissertativas; seminários temáticos; trabalhos analíticos individuais e/ou em grupos.


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CARVALHO, Nelly. Publicidade: linguagem da sedução. São Paulo: Ática, 1996.
CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. 49ª edição. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2020.
CHALUB, Samira. Funções da Linguagem. 7ª edição. São Paulo, 1999.
MOROZ, Raphael; BARREIROS, Tomás Eon. Expressão oral: um guia para você se comunicar bem em diferentes contextos. Curitiba: Intersaberes, 2020.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CITELLI, Adilson. Linguagem e Persuasão. São Paulo: Ática, 2006.
FIORIN, José Luis e SAVIOLI, Platão. Linguagem e Ideologia. 8ª edição. São Paulo: Ática, 2004.
FIORIN, José Luis e SAVIOLI, Platão. Para Entender o Texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 1996.