PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA SÉRIE: 02
DISCIPLINA: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
Contribuições interdisciplinares para a comunicação midiática. Estudo das vertentes das teorias da comunicação e autores. Fundamentos da Semiótica. Concepções antropológicas da Comunicação na cultura ocidental. Cultura de massas e a indústria cultural. Modernidade e pós-modernidade. Tecnologias e Comunicação Social. As representações sociais na publicidade e a propaganda.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
- Apropriar-se dos recursos tecnologicos, estéticos e técnicos necessarios aos processos e produtos em Publicidade e Propaganda;
- Ampliar os repertorios tecnico, cultural, cientifico e tecnologico necessarios a pratica profissional, nos ambitos da Publicidade e Propaganda e da multidisciplinaridade.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1. Perspectiva de construção histórica do pensamento comunicacional a partir do desenvolvimento dos meios de comunicação técnica: cultural oral; expansão da escrita, da prensa e da imprensa.
2. Trajetória do pensamento a partir das transformações da escrita e de seus efeitos sobre a ampliação das possibilidades de uso, da emergência da leitura, da interpretação e do uso social do discurso.
3. Domínio dos meios e suas matrizes culturais: prensa, imprensa, dispositivos de reprodução de imagens, meios e processos digitais.
4. Desenvolvimento e expansão da indústria cultural.
5. O papel das teorias de informação e de comunicação na fixação dos processos de transmissão.
6. Teoria crítica da indústria cultural.
7. Processos de cibernetização da cultura.
8. Teorias de matriz sócio-dialógica fora da perspectiva eurocêntrica: as mediações culturais e prospecções dialógicas.
9. Processos da crítica cultural em pensamentos da emergência.
10. Paradoxos da cultura de meios ante os processos da complexidade.
11.Redes como possibilidade de análise crítica da cultura contemporânea em seus acontecimentos emblemáticos.
12.Análises de situações comunicativas a partir dos contextos vivenciais e de circunstâncias culturais vinculadas à produção midiática.


D) ATIVIDADES DISCENTES
Aulas expositivas dos conteúdos fundamentais; exercícios de análises em grupo; desenvolvimento de experimentos investigativos sobre temas emergentes em circulação midiática; debates abertos.


E) AVALIAÇÃO
Provas dissertativas; seminários temáticos; trabalhos analíticos individuais e/ou em grupos.


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
MATTELART, Armand. História das teorias da Comunicação. São Paulo: Loyola, 2003.
MOLES, Abraham. Teoria da Cultura de Massa. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica e Filosofia. São Paulo: Cultrix, 1972.
SANTAELLA, Lúcia. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 2001.
SANTOS, Roberto Elísio dos. As teorias da comunicação: da fala à internet. São Paulo: Paulinas, 2003. (Coleção comunicação-estudos).

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BAKHTIN, Mikhail M. Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. 14 ed. São Paulo: Hucitec, 2006. Tradução de Michel
Lahud e Yara Frateschi Vieira. (Linguagem e Cultura; 3).
DEFLEUR, Melvin L.; BALL-ROKEACH, Sandra. Teorias da comunicação de massa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. 2 ed. São Paulo: Editora 34, 2000. Tradução de Carlos Irineu da Costa.
SANTOS, José Luis dos. O que é cultura. São Paulo: Ed. Brasiliense.