PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: ENFERMAGEM SÉRIE: 01
DISCIPLINA: UNIDADE DE PRODUÇÃO DO CUIDADO I    
 

Aulas Teóricas: 190

A) EMENTA
O estudante será direcionado a conhecer os determinantes sociais em saúde e dados epidemiológicos que descrevam a realidade regional, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Conhecer a Política Nacional de Saúde, o território de saúde e recursos da comunidade a que estão vinculados. A estrutura física, a organização e funcionamento da ESF, a composição da equipe de profissionais e a rede de atenção do município. Conhecem a situação de saúde do território, por meio de coleta, organização e avaliação de dados, para que, com o diagnostico de saúde em mãos, possam acompanhar e cuidar das famílias previamente selecionadas em conjunto com a equipe, por meio de visita domiciliar, considerando as diferentes fases do ciclo da vida. Assim, devem estabelecer vínculo e responsabilização para com elas.
Introdução à Saúde Coletiva - Evolução histórica da saúde pública e saúde coletiva; modelos assistenciais de saúde no Brasil. Princípios e diretrizes do SUS. Fundamentos e
marcos conceituais da saúde e doença. Processo saúde, doença e cuidado. Prevenção e promoção de saúde. Saúde, sociedade, condições de vida, quadro sanitário brasileiro, transição demográfica. Vigilância em Saúde. Políticas públicas de atenção à saúde.
Ética e Legislação Profissional I - A disciplina aborda as principais correntes teóricas da bioética: principialismo, utilitarismo, ética do cuidado, bioética feminista. O processo de
construção da identidade profissional do enfermeiro. O processo de tomada de decisões morais no cotidiano do trabalho da saúde e enfermagem. O sistema brasileiro de revisão ética das pesquisas - Sistema CEP/CONEP. Lei do Exercício Profissional do Enfermeiro, Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Normatização e Fiscalização do Exercício Profissional da Enfermagem. Lei do Exercício Profissional, atribuições dos Conselhos Regionais e Federal de Enfermagem, Associações de Classe e Sindicatos. Conceitos de ética, moral, moralidade e valores e sua aplicabilidade para a prática do Enfermeiro.
Técnica de Pesquisa em Saúde - A saúde como campo de conhecimento multidisciplinar: implicações para a prática da pesquisa. Estado da arte da pesquisa em saúde.
Pressupostos epistemológicos e teóricos das pesquisas no âmbito das pesquisas em saúde. Aspectos éticos das pesquisas considerando a saúde enquanto questão humana
e existencial.
O foco nesta Unidade Educacional é identificar as necessidades das pessoas. O estudante será direcionado a conhecer os determinantes sociais em saúde e dados epidemiológicos que descrevam a realidade regional, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem.
Nesta Unidade também trabalhar-se-á em pequenos grupos de, no máximo 10 estudantes e um professor que facilitará o processo de ensino e aprendizagem que, após
a vivência de uma dada realidade e com propósito bem esclarecidos, o estudante, em ambiente protegido que poderá ser na sala de aula, deverá trazer uma narrativa
reflexiva (que além de narrar os fatos vivenciados, deve expor ao registro sua crítica sobre a realidade presenciada).


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
- Garantir a formação de um profissional humano, crítico/reflexivo, autônomo, ético-legal, generalista e com responsabilidade social, sendo competente para lidar com as rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições de exercício profissional.
- Garantir uma formação de um profissional que seja competente para atuar com qualidade, efetividade e resolubilidade no SUS em todas as fases do ciclo de vida do ser humano, propiciando a promoção da saúde, prevenção de doenças e riscos, tratamentos específicos, redução de danos e agravos, recuperação de doenças, manutenção da saúde e reabilitação.
- Conhecer o papel do enfermeiro, considerando a ética do cuidado e a construção da identidade profissional do enfermeiro e sua aplicabilidade; as formações sociais em seus processos socioeconômicos e políticos.
- Compreender as ações em saúde, abordando as diferentes concepções e representações sociais articulando saúde, doença, valores, diversidade, desigualdade social e os modelos de cuidado aprendidos.
- Conceituar Saúde e Doença no decorrer da história.
- Compreender os conceitos e tipos de família.
- Compreender os Instrumentos de avaliação familiar.
- Compreender os Ciclos de vida Familiar.
- Compreender os Determinantes sociais da saúde.
- Compreender as Necessidades de saúde.
- Compreender os princípios, diretrizes, processo de trabalho da ESF.
- Compreender o SUS: princípios, diretrizes, ações.
- Compreender a Rede de Atenção à Saúde.
- Compreender o Matriciamento: conceito, serviços (NASF, CRAS e CREAS) e o funcionamento.
- Compreender os Níveis de Atenção à Saúde.
- Compreender os Modelos de Atenção à Saúde: definição, desenvolvimento dos Modelos antes e após o SUS, como, Assistencial Privatista-fundamentado na Medicina Flexneriana (biomédico), Sanitarista, Gerenciada-fundamentada na Medicina Baseada em Evidência, Modelo Humanizado e Holístico.
- Compreender os Relatórios de Flexner (biomédico/hospitalocêntrico) e o de Dawson (prevenção e promoção) e a influência destes nas práticas em saúde.
- Compreender o Método Clínico Centrado na Pessoa e a sua importância no cuidar em saúde.
- Definir a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde.
- Compreender a Política Nacional de Atenção integral à Saúde da Mulher: objetivos, princípios e diretrizes (prevenção de IST, planejamento familiar, gestação, violência, exames preventivos, saúde mental, climatério/menopausa; programas existentes na Atenção Primária re (Pré-Natal, Climatério, IST, exames preventivos, morbimortalidade regional.
- Compreender a Política Nacional de Atenção à Saúde do Homem: eixos temáticos como acesso e acolhimento, saúde sexual e reprodutiva, paternidade e cuidado, doenças prevalentes na população masculina, prevenção de acidentes e violência; princípios, diretrizes; morbimortalidade regional; fatores de risco mais prevalentes para a saúde do homem; programas de saúde existentes para a Saúde do homem.
- Compreender a Política Nacional de Atenção à Saúde do Idoso: morbimortalidade regional; transição demográfica brasileira; ações/programas realizados pelos serviços de saúde ESF (imunização-tipos, prevenção e promoção da saúde); serviços de saúde da RAS que atuam junto com a ESF (CRAS, CREAS).
- Compreender a Política Nacional de Vigilância em Saúde: definição, tipos, ações, definição de surto, endemia, epidemia, pandemia; doenças de notificação compulsória, definição de prevalência e de incidência; risco e vulnerabilidade.



C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
- Saúde, doença
- Família: conceitos no decorrer da história e tipos.
- Instrumentos de avaliação familiar.
- Ciclo de vida Familiar.
- Determinantes sociais da saúde.
- Necessidades de saúde.
- ESF: princípios, diretrizes, processo de trabalho.
- SUS: princípios, diretrizes, ações.
- Rede de Atenção à Saúde.
- Matriciamento: conceito, serviços (NASF, CRAS e CREAS) e o funcionamento.
- Níveis de Atenção à Saúde.
- Modelos de Atenção à Saúde: definição, desenvolvimento dos Modelos antes e após o SUS como Assistencial Privatista-fundamentado na Medicina Flexneriana (biomédico), Sanitarista,Gerenciada (fundamentada na Medicina Baseada em Evidência), Modelo Humanizado e Holístico. Relatório de Flexner: biomédico/hospitalocêntrico e Relatório de Dawson: prevenção e promoção (influência na criação da Atenção Primária).
- Método Clínico Centrado na Pessoa- explorando a doença e a experiência da pessoa com a doença; entendendo a pessoa como um todo; elaborando um projeto comum de manejo; incorporando a prevenção e promoção da saúde; fortalecendo a relação médica-pessoa; sendo realista.
- Políticas Nacionais de Atenção à Saúde- definição; compreender e relacionar o papel do enfermeiro, considerando a ética do cuidado e a construção da identidade profissional do enfermeiro e sua aplicabilidade; as formações sociais em seus processos socioeconômicos e políticos. Compreender as ações em saúde, abordando as diferentes concepções e representações sociais articulando saúde, doença, valores, diversidade, desigualdade social e os modelos de cuidado aprendidos.
- Política Nacional de Atenção à Saúde da Mulher- definição da Política; objetivos, princípios e diretrizes, destacando que a Política vê as mulheres de todas as faixas etárias (prevenção de IST); planejamento familiar, gestação, violência, exames preventivos, saúde mental, climatério/menopausa), morbimortalidade mais prevalente na população feminina. Programas existentes na Atenção Primária relacionado à PNSM (Pré-Natal, Climatério, IST, exames preventivos)
- Política Nacional de Atenção à Saúde do Homem-eixos temáticos: acesso e acolhimento, saúde sexual e reprodutiva, paternidade e cuidado, doenças prevalentes na população masculina, prevenção de acidentes e violência; princípios, diretrizes; morbimortalidade do homem; fatores de risco mais prevalentes para a saúde do homem; programas de saúde existentes para a Saúde do homem
- Política Nacional de Atenção à Saúde do Idoso- objetivos, princípios, diretrizes; morbimortalidade do idoso; transição demográfica brasileira; ações/programas realizados pelos serviços de saúde ESF (imunização-tipos, prevenção e promoção da saúde); relembrar: serviços de saúde da RAS que atuam junto com a unidade de saúde (CRAS, CREAS).
- Política Nacional de Vigilância em Saúde- definição, tipos, ações, definição de surto, endemia, epidemia, pandemia; doenças de notificação compulsória, definição de prevalência e de incidência; risco e vulnerabilidade.
- Atribuições do Enfermeiro
- História da Enfermagem e sua participação no processo de saúde no Brasil.
- Conceito de ética e Moral
- Articulação do cronograma da UPC com a Habilidades Profissionais, realizando simulações/VDs para 'saber fazer' acerca das necessidades de saúde referidas e identificadas: Avaliação do estado mental, SSVV, Dados antropométricos, Exame físico geral.


D) ATIVIDADES DISCENTES
prendizado ocorrerá a partir de encontros teóricos denominados como Síntese Provisória e Nova Síntese em pequenos grupos, embasados na estratégia pedagógica Problematização, bem como simulações.


E) AVALIAÇÃO
Avaliação Cognitiva e prática profissional simulada. Avaliação Formativa


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BARROS, Sônia; CAMPOS, Paulo Fernando de S.; FERNANDES, João José S. Atenção à saúde de populações vulneráveis. [Digite o Local da Editora]: Editora Manole, 2014. E-book. ISBN 9788520455265. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520455265/. Acesso em: 22 out. 2023.
BENNETT, Carole. Ética profissional. São Paulo. Editora: Cengage Learning, 2008.
BOFF, L. Saber cuidar: ética do humano e compaixão pela terra. 20ª edição, Petrópolis. Editora: Vozes, 2014.
BOHADANA, E; SKLAR, S. Ética. 1ª edição. Rio de Janeiro. Editora: PoD, 2011.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Diretrizes para o cuidado das pessoas com doenças crônicas nas redes de atenção à saúde e nas linhas de cuidado prioritárias / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. ? Brasília : Ministério da Saúde, 2013. 28 p. :
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução MS/CNS nº 588, de 12 de julho de 2018. Fica instituída a Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS), aprovada por meio desta resolução. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília (DF), 2018 ago 13; Seção 1:87.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Linha de cuidado para a atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e suas famílias em situação de violências: orientação para gestores e profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. ? 1. ed. atual. ? Brasília : Ministério da Saúde, 2014. 106 p. :
BRASIL. Ministério da Saúde. Protocolos da Atenção Básica : Saúde das Mulheres / Ministério da Saúde, Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa ? Brasília : Ministério da Saúde, 2016. 230 p. : il.
BRYM, Robert. [et al.]. Sociologia: sua bússola para um novo mundo. São Paulo: Cengage Learning, 2015. [Minha Biblioteca].
BUSS, P. M.; PELLEGRINI FILHO, A. A Saúde e seus Determinantes Sociais. In PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 17(1): 77-93, 2007.
CAMPANA, Álvaro O. Exame Clínico - Sintomas e Sinais em Clínica Médica. [Digite o Local da Editora]: Grupo GEN, 2010. E-book. ISBN 978-85-277-1955-1. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-277-1955-1/. Acesso em: 22 out. 2023.
CECILIO, L. C. O.; MATSUMOTO, N. F. uma taxonomia operacional de necessidades de saúde. In: PINHEIRO, R.; FERLA, A. F.; MATTOS, R. A (orgs.). Gestão em Redes: tecendo os fios da integralidade em saúde. Rio Grande do Sul: Rio de Janeiro: EdUCS/UFRS: IMS/UERJ: CEPESC, 2006. 112p
DEMO, Pedro. Complexidade e aprendizagem: a dinâmica não linear do conhecimento. 1ª edição. São Paulo. Editora: Atlas, 2002.
FERTONANI, H. P.; PIRES, D. E. P.; BIFF, D. et al. Modelo assistencial em saúde: conceitos e desafios para a atenção básica brasileira. Ciência & Saúde Coletiva, v. 20, n. 6, p. 1869-1878, 2015.
GUSSO, Gustavo; LOPES, José M C.; DIAS, Lêda C. Tratado de medicina de família e comunidade - 2 volumes: princípios, formação e prática. [Digite o Local da Editora]: Grupo A, 2019. E-book. ISBN 9788582715369. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582715369/. Acesso em: 22 out. 2023.
MINAYO, M. C.S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis. Editora: Vozes, 2016.
OGUISSO Taka, (org). Pesquisa em História da Enfermagem. São Paulo: Manole, 2011.
OGUISSO, Taka, (org.). Trajetória histórica da enfermagem. Barueri: Manole, 2014. [Minha Biblioteca].
PEREIRA, Maurício G. Epidemiologia - Teoria e Prática. [Digite o Local da Editora]: Grupo GEN, 1995. E-book. ISBN 9788527736077. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788527736077/. Acesso em: 22 out. 2023.
OUVERNEY, AM., and NORONHA, JC. Modelos de organização e gestão da atenção à saúde: redes locais, regionais e nacionais. In FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. A saúde no Brasil em 2030 - prospecção estratégica do sistema de saúde brasileiro: organização e gestão do sistema de saúde [online]. Rio de Janeiro: Fiocruz/Ipea/Ministério da Saúde/Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, 2013. Vol. 3. pp. 143-182.
ROUQUAYROL, Maria Z.; GURGEL, Marcelo. Rouquayrol - Epidemiologia e saúde. [Digite o Local da Editora]: MedBook Editora, 2017. E-book. ISBN 9786557830000. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786557830000/. Acesso em: 22 out. 2023.
SAVASSI, Leonardo Cançado M.; MELO, Cibelle Gomes L.; DIAS, Mariana B.; et al. Tratado de atenção domiciliar. [Digite o Local da Editora]: Editora Manole, 2022. E-book. ISBN 9786555767513. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786555767513/. Acesso em: 22 out. 2023.
SIERRA, Vânia M. Família: teorias e debates. [Digite o Local da Editora]: Editora Saraiva, 2011. E-book. ISBN 9788502145870. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788502145870/. Acesso em: 22 out. 2023.
SILVA, Eunice Almeida da. Sociologia aplicada à Enfermagem (organizadora). Barueri: Manole, 2012. [Minha Biblioteca].
STEWART, Moira; BROWN, Judith B.; WESTON, W W.; et al. Medicina Centrada na Pessoa. [Digite o Local da Editora]: Grupo A, 2017. E-book. ISBN 9788582714256. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582714256/. Acesso em: 22 out. 2023.
SOARES CB, Campos CMS. Fundamentos de Saúde Coletiva e o Cuidado de Enfermagem. 9ª edição. Barueri: Manole, 2018.
SOLHA, Raphaela Karla de T. Sistema Único de Saúde - Componentes, Diretrizes e Políticas Públicas. [Digite o Local da Editora]: Editora Saraiva, 2014. E-book. ISBN 9788536513232. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536513232/. Acesso em: 22 out. 2023.
TARRIDE, M. J. Saúde Pública: Uma complexidade anunciada. 20 ed. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1998.
WALDMAN EA. Vigilância como prática de saúde pública. In: Campos GWs et al. Tratado de Saúde Coletiva. São Paulo: Hucitec, 2012.

Bibliografia Complementar
BRASIL. Ministério da Saúde. Portal da Saúde SUS. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/sus. Acesso em 14 de março de 2023.
CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa et al. (organizadores). Tratado de Saúde Coletiva. 2ª edição. Rio de Janeiro: Hucitec, 2017.
HELMAN, Cecil G. Cultura, saúde e doença. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. [Minha Biblioteca].
KLINGER FONTINELE, J. Ética e bioética em Enfermagem. 4ª edição. Goiânia. AB Editora, 2021.
OGUISSO, T; Elma Lourdes Campos Pavone Zoboli. Ética e bioética: desafios para a enfermagem e a saúde / organizadoras. Barueri. Editora: Manole, 2017.
OLIVEIRA, Manfredo A. de (Org.). Correntes fundamentais da ética contemporânea. 5ª edição. Petrópolis: Vozes, 2014.
TURATO, ER. Métodos qualitativos e quantitativos na área da saúde: definições, diferenças e seus objetos de pesquisa. Rev. Saúde Pública, v. 39 (3), 2005.
VIANA, Nildo. Introdução à Sociologia. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011. [Minha Biblioteca].
YIN, Robert K. Estudo de caso: Planejamento e métodos. 5ª edição. Porto Alegre: Bookman, 2014.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE.
Regulamentação da Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre o exercício da enfermagem, e dá outras providências. Decreto94406/87.https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1980-1989/d94406.htm#:~:text=D94406&text=DECRETO%20No%2094.406%2C%20DE,enfermagem%2C%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias.
COREN. CONSELHO NACIONAL DE ENFERMAGEM. Normatiza a atuação do Enfermeiro no Planejamento Familiar e Reprodutivo.https://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-690-2022/