PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: ENFERMAGEM SÉRIE: 02
DISCIPLINA: UNIDADE DE PRODUÇÃO DO CUIDADO II    
 

Aulas Teóricas: 220

A) EMENTA
Busca dar continuidade ao desenvolvimento de recursos nas áreas do cuidado individual, cuidado coletivo e de gestão dos serviços de saúde, na lógica da vigilância em saúde, com ênfase na atenção primaria, já? iniciados na UPC I. No cuidado individual, os estudantes continuam a acompanhar famílias, em visitas domiciliares, coletando dados, considerando as necessidades de saúde das pessoas e a clinica ampliada, avançando para o exame físico especifico, estimulando-se o desenvolvimento do raciocínio clinico para elaboração do plano de cuidados. No cuidado coletivo e gestão e organização do cuidado em saúde, os estudantes retomam o diagnostico da situação de saúde elaborado na UPC I (Projeto da Curricularização da Extensão) para processar um problema e elaborar ações conjuntas com a equipe para enfrenta?-los. Discutem a Evolução histórica da saúde pública e saúde coletiva; modelos assistenciais de saúde no Brasil. Princípios e diretrizes do SUS. Fundamentos e marcos conceituais da saúde e doença. Processo saúde, doença e cuidado. Prevenção e promoção de saúde. Diversidade e desigualdade social. Princípios gerais de antropologia da saúde: a construção social do corpo, da enfermidade e das estratégicas terapêuticas. Lei do Exercício Profissional do Enfermeiro, Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Normatização e Fiscalização do Exercício Profissional da Enfermagem. Lei do Exercício Profissional, atribuições dos Conselhos Regionais e Federal de Enfermagem, Associações de Classe e Sindicatos. Conceitos de ética, moral, moralidade e valores e sua aplicabilidade para a prática do Enfermeiro.

B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
A Disciplina é desenvolvida com base na pedagogia crítica
operacionalizada por meio das metodologias ativas ? o arco da problematização de Maguerez, assim apresenta como objetivos:
- Compreender o trabalho de enfermagem a partir dos processos históricos, sociológicos e éticos;
- Identificar os elementos do processo de trabalho na saúde e na enfermagem;
- Compreender as dimensões do processo de trabalho: cuidar, educar e gerenciar;
- Acessar o conhecimento e reconhecer seu processo de produção;
- Reconhecer o método de assistência de enfermagem como método científico;
- Realizar histórico de enfermagem como etapa do método da assistência;
- Desenvolver o processo de comunicação no processo de trabalho;
- Conhecer as especificidades dos cenários e ambientes de trabalho da enfermagem;
- Desenvolver o cuidado de enfermagem, numa perspectiva crítica e contextualizada em relação a si e ao outro, fundada na compreensão do processo de viver humano;
- Desenvolver procedimentos básicos do cuidado de enfermagem com fundamentação técnica e científica;
- Compreender as especificidades do indivíduo adulto/idoso que implicam no cuidado de enfermagem;
- Compreender e aplicar os princípios e fundamentos humanísticos, éticos e de cidadania nas decisões e julgamentos que envolvem as ações e relações interpessoais e profissionais no contexto do trabalho coletivo em saúde;
- Conhecer os processos de regulação, regulamentação e organização da enfermagem;
- Aplicar os princípios e fundamentos da legislação profissional e sanitárias no desempenho de suas atividades profissionais;
- Conhecer os aspectos legais que regulamentam o exercício e o ensino da enfermagem brasileira.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
- O processo de trabalho: conceitos e especificidades nos diferentes setores produtivos. O processo de trabalho em saúde e na enfermagem. Os elementos do processo de trabalho cuidar, educar e gerenciar.
- O método científico na prática de enfermagem. A metodologia do cuidado de enfermagem. O histórico de enfermagem como etapa do método de assistência. A entrevista e o exame físico como etapa do histórico de enfermagem. O processo de comunicação. A observação. O
prontuário e os registros de enfermagem.
- Os cenários e os ambientes de trabalho. Instituições de saúde, unidade de internação, unidade do paciente, diferentes tipos de prontuário.
- O cuidado de si e o processo de viver: aspectos conceituais e históricos, princípios e dimensões. Especificidades do cuidado ao ser humano em seu processo de viver, envelhecer e morrer.
- Cuidados preventivos para a saúde do trabalhador e do usuário. Cuidados de higiene e conforto. Mecânica corporal. Cuidados na manutenção da integridade corporal. Cuidados na avaliação das funções vitais. Cuidados na administração de medicamentos. Cuidados relacionados às necessidades hídricas e nutricionais. Cuidados relacionados às necessidades de eliminação vesical e intestinal. Cuidados relacionados à oxigenação. As especificidades dos cuidados ao idoso em internação e no domicilio.
- O trabalho e o cuidado de enfermagem no contexto do trabalho coletivo em saúde. A composição da força de trabalho em saúde. As relações interpessoais. A equipe de enfermagem.
- A ética e a bioética: conceitos, princípios, temas persistentes e emergentes. Implicações éticas
da biotecnologia, desigualdade e direitos humanos, direitos no contexto do cuidado à saúde.
- A organização profissional. Entidades organizativas da enfermagem. Regulação e regulamentação da profissão.
- A Lei do Exercício Profissional. O código de ética de enfermagem. Aspectos legais que envolvem o trabalho em saúde. A evolução da legislação de educação profissional de enfermagem.

D) ATIVIDADES DISCENTES
- Construção de estudos clínicos e elaboração de questões de aprendizagem;
- Elaboração de Sínteses pessoais e dos grupos;
- Seminários;
- Práticas de Laboratório;
- Dinâmicas de grupo;
- Pesquisas bibliográficas;
- Criação de material artístico-educativo;
- Utilização de tecnologias para o cuidado.


E) AVALIAÇÃO
A avaliação será formativa e cognitiva, realizada em processo de tutoria e atividades práticas ao longo da disciplina. Para tanto, serão utilizados os seguintes instrumentos avaliativos:
- Portfólio Reflexivo;
- Atividades teórico-práticas desenvolvidas em cenários de cuidado;
- Tutorias teóricas;
- Socializações;
- Avaliação teórica/cognitiva de um estudo clínico.


F)BIBLIOGRAFIA BÁSICA

AMARAL, Eveline L. da S.; MEDEIROS, Katty A. A. de L.; MOURA, Leila P de; et al. Educação em enfermagem. [Digite o Local da Editora]: Grupo A, 2022. E-book. ISBN 9786556903187. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786556903187/. Acesso em: 03 fev. 2024.

COSTA, Ana L. J C.; EUGENIO, Sonia C F. Cuidados de enfermagem. [Digite o Local da Editora]: Grupo A, 2014. E-book. ISBN 9788582710753. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582710753/. Acesso em: 03 fev. 2024.

POTTER, Patricia. Fundamentos de Enfermagem. [Digite o Local da Editora]: Grupo GEN, 2018. E-book. ISBN 9788595151734. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595151734/. Acesso em: 03 fev. 2024.

RODRIGUES, Andrea B.; OLIVEIRA, Patrícia Peres de; AGUIAR, Maria Isis Freire de; et al. Guia da enfermagem. [Digite o Local da Editora]: Editora Saraiva, 2020. E-book. ISBN 9788536533544. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536533544/. Acesso em: 03 fev. 2024.

SILVA, Eunice Almeida da. Sociologia aplicada à enfermagem. [Digite o Local da Editora]: Editora Manole, 2012. E-book. ISBN 9788520455661. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520455661/. Acesso em: 03 fev. 2024.

HAUBERT, Márcio; PAVANI, Kamile. Introdução à profissão: enfermagem. [Digite o Local da Editora]: Grupo A, 2017. E-book. ISBN 9788595022638. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595022638/. Acesso em: 03 fev. 2024.

VAUGHANS, Bennita W. Fundamentos de enfermagem desmistificados. [Digite o Local da Editora]: Grupo A, 2012. E-book. ISBN 9788580550702. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788580550702/. Acesso em: 03 fev. 2024.

MEL, Lucas Pereira de; GUALDA, Dulce Maria R.; CAMPOS, Edemilson Antunes de. Enfermagem, antropologia e saúde. [Digite o Local da Editora]: Editora Manole, 2013. E-book. ISBN 9788520455272. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520455272/. Acesso em: 03 fev. 2024.

BERGAMASCO, Ellen C. Habilidades Clínicas em Enfermagem. [Digite o Local da Editora]: Grupo GEN, 2019. E-book. ISBN 9788595150300. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595150300/. Acesso em: 03 fev. 2024.

OGUISSO, Taka. Trajetória Histórica da Enfermagem. [Digite o Local da Editora]: Editora Manole, 2014. E-book. ISBN 9788520448632. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520448632/. Acesso em: 03 fev. 2024.

NETTINA, Sandra M. Manual de Prática de Enfermagem, 3ª edição. [Digite o Local da Editora]: Grupo GEN, 2007. E-book. ISBN 978-85-277-2431-9. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-277-2431-9/. Acesso em: 03 fev. 2024.

COFEN, CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM. https://biblioteca.cofen.gov.br/

COREN, CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM SÃO PAULO. https://portal.coren-sp.gov.br/

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BRASIL. Ministério da Saúde. Portal da Saúde SUS.
CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa et al. (organizadores).

Tratado de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: Hucitec, 2017.
OLIVEIRA, Carolina Bessa Ferreira de; Débora Sinflorio da

Silva Melo; Sandro Alves de Araújo. Fundamentos de Antropologia e Sociologia. São Paulo. Editora: Sagah, 2020.

FONTINELE JUNIOR, Klinger. Ética e bioética em Enfermagem. 4ª edição. Goiânia. Editora: AB, 2021.