PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: ENFERMAGEM SÉRIE: 02
DISCIPLINA: UNIDADE SISTEMATIZADA E LAB. MORFOFUNC. E DE ENFERMAGEM II    
 

Aulas Teóricas: 200

A) EMENTA
Estudo das terminologias e conceitos básicos em bioquímica vascular, cardíaca, respiratória, renal e de proteínas de transporte de gases. Conhecimento das vias metabólicas dos sistemas orgânicos. Acúmulos intracelulares (água, lipídios, carboidratos, proteínas). Oligoelementos e sua relação com o metabolismo celular. Princípios gerais da Imunologia. Imunidade específica e inespecífica. Antígenos. Anticorpos. Mecanismo de lesão tecidual produzida por reações imunológicas. Doenças autoimunes. Estudo dos conceitos básicos sobre o funcionamento do organismo humano, seus sistemas orgânicos e suas relações, bem como da estrutura anatômica e funcionamento dos sistemas; da homeostase e da fisiologia hormonal. Fundamentos da farmacocinética e da farmacodinâmica, associados ao conhecimento da fisiologia e bioquímica, permitindo ao aluno o desempenho das atividades relacionadas ao controle e administração de medicamentos. Absorção, distribuição, biotransformação e eliminação de fármacos. Mediadores químicos do processo inflamatório. Anti-inflamatórios não esteroidais e corticosteroides. Conceitos básicos da Nutrição. Nutrição nas diferentes fases da vida. Políticas e programas de alimentação e nutrição. Cuidado Nutricional para o tratamento e reabilitação de doenças. Dietas hospitalares e as vias de administração. Estrutura, citologia e genética bacteriana. Nutrição e crescimento bacteriano. Principais microrganismos. Mecanismos de ação de antimicrobianos. Mecanismos de resistência bacteriana. Microbiota normal. Intoxicações alimentares. Estudo dos protozoários, helmintos e artrópodes parasitas do homem e dos animais. Enfoque para as principais zoonoses parasitárias. Oferecer conhecimentos relativos às patologias mais prevalentes na população na perspectiva da Atenção Primária à Saúde.
B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)


D) ATIVIDADES DISCENTES


E) AVALIAÇÃO


F)BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BRASILEIRO FILHO, Geraldo, Bogliolo. Patologia. 10ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2021.
FELIN, Izabella Paz Danezi; FELIN, Carlos Roberto. Patologia geral em mapas conceituais. 2ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2020.
ROBBINS & COTRAN., et al. Patologia: bases patológicas das doenças. 10ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2023.
CIMERMAN, B. Atlas de parasitologia: artrópodes, protozoários e helmintos. 2ª edição. São Paulo: Atheneu, 2012.
REY, L. Bases da parasitologia médica. 3ª edição. São Paulo: Atheneu, 2015.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
TORTORA, Gerard. J.; DERRICKSON, Bryan. Princípios de Anatomia e fisiologia. 14. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.
LEVINSON WARREN. Microbiologia Médica e Imunologia. 13ª edição. Porto Alegre: AMGH, 2016.